sábado, 18 de julho de 2015



Hoje eu levantei com a pata esquerda, como sempre. O dia está horrível, uma segunda-feira com a tigela de leite frio, minha caixa de areia suja. 


- GRUMPY, venha tomar banho!


Outra vez a voz estridente, minha humana, nem louco vou tomar banho


- Meu bebé!
- Eu não sou bebé!!



Oh não! Estou a voar para dentro desse maldito espelho!


Eu odeio espelho, sempre pareço mais gordo! 
Mas finalmente estou livre da chata da Alice. 
Agora posso tomar meu banho de lambida em paz. E nada de água e sabão! 



Alegria de gato dura pouco.


Aquela malandra da Alice entrou no espelho atrás de mim.  


- Grampy cat, meu querido, tu viste que o mundo atrás do espelho parece diferente?

- Eu detesto diferenças! 


- Entramos no mundo das imagens da arte, será que não percebeste?



- Então a arte pode ser um espelho que reflete o mundo?


- Olha onde viemos parar, em Cernache do Bonjardim, na Casa Ateliê do Túlio Victorino

-Já está na hora de almoçar?


- E quem vemos ali, uma rapariga diante do espelho, quem será?
- A pintura se chama casaquinho da bisavó, Alice.


-Olá Alice e grumpy, eu sou a Fernanda. Eu fui colocada o mundo das imagens pelo Túlio Victorino, o artista que pintou este quadro.


-Agora eu entendi. Toda vez que um artista pinta, ele constrói um mundo. 


- Lá dentro não há regras. Pode ser parecido com o mundo real ou bem diferente. 


Pode ser uma crítica, e o mundo do artista pode fazer pensar. 



Olhem só como outros artistas representaram o mesmo tema da mulher diante do espelho:



(Grumpy) - Eu prefiro quando a imagem é parecida com o mundo real! 

(Alice)-  Seu grumpy bobo, é melhor quando é diferente, assim a gente pode pensar no mundo que quisermos!


(Fernanda) - Na arte você pode fazer tudo o que quiser!

(Fernanda) - Neste outra obra do Túlio Victorino, ele trouxe o tema do trabalho e da exploração pelo dono da terra. Veja só o filho do patrão cobrando dos trabalhadores. Você acha que isso é justo?


Podemos ver o mesmo tema nas pinturas do Vincent Van Gogh



E até mesmo nas fotografias do Sebastião Salgado


- Agora que vocês dois entraram para este mundo, vocês também são arte. 
Grumpy, você é um meme, que pode ser um tipo de arte,


e menina Alice, você é um personagem da literatura infantil.


(Grumpy Cat) - Já não estou mais tão mal-humorado! Vamos então criar nossas imagens?
(Alice) - Com certeza, meu querido! Eu vou observar os quadros de Túlluo Victorino, pensar no tema da exploração dos trabalhadores e do espelho para criar a minha história!


Assim, o Grumpy Cat ficou contente pela primeira vez na vida. Ele desenhou e pintou tudo o que ele detesta. A menina Alice também criou muitas coisas giras.
Nossa estória termina assim, e convidamos vocês a representarem seus mundos com a arte. Vamos pessoal!

Nenhum comentário:

Postar um comentário